A Cidade

bandeira-cidade-pelotas-rsPelotas é uma das cidades mais conhecidas do Rio Grande do Sul, sendo a terceira mais populosa do estado, com 342 873 habitantes.

Está localizada a 250 quilômetros da capital do estado, Porto Alegre.

O nome do município, “Pelotas”, teve origem nas embarcações de varas de corticeira forradas de couro, usadas para a travessia dos rios na época das charqueadas.

Educação

ufpel-pelotas

Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

O índice de alfabetização da cidade é alto, registrado em 95,7% em 2006. Existem muitas instituições de ensino e ambientes culturais na cidade.

Pelotas possui 5 instituições de nível superior, e 4 escolas técnicas, destacam-se:

  • Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Instituto Educacional Dimensão
  • Faculdades Anhanguera
  • Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL)
  • Faculdade de Tecnologia Senac-RS

Cultura

teatro-sete-de-abril-pelotas-por-dentro

Teatro Sete de Abril, lindo por dentro e por fora

A cidade conta com 2 teatros (Teatro Sete de Abril e Teatro Guarani), 1 biblioteca pública, e 23 museus.

Comunicação

Possui 2 jornais com circulação diária, diversas rádios, e 3 emissoras de televisão (TV Cidade de Pelotas, TV Pampa Sul, e RBS TV Pelotas).

Transporte

aeroporto-de-pelotas

Aeroporto João Simões Lopes Neto

Possui 1 aeroporto (Aeroporto Internacional de Pelotas, João Simões Lopes Neto) e 1 porto flúvio-lacustre (localizado as margens do Canal São Gonçalo). O transporte público (ônibus) atende grande parte da população, e tem possui serviço de transporte rural.

Economia

Industrial Garten de Pelotas

Industrial Garten de Pelotas

Focada principalmente no agronegócio e comércio. No setor primário a região é a maior produtora de pêssego para conversa do Brasil, e ainda se destaca na produção de aspargo, pepino, figo, morango, arroz, rebanho bovino e leite. No setor secundário destaca-se forte presença de indústrias de agronegócios, têxtil, curtimento de couro e panificação.

Temperatura e Clima

clima-cidade-pelotas

A temperatura média anual região urbana do município é de 17,5 °C. Janeiro é o mês normalmente mais quente, com temperatura média de 23 °C, e julho é normalmente o mês mais frio, com média de 12 °C.

Plano diretor

O atual plano diretor da cidade, divide Pelotas em 7 regiões urbanas e 9 distritos rurais.

  • Regiões Administrativas: Areal (Zona Leste), Barragem (Zona Oeste), Centro (Zona Central)     Fragata (Zona Oeste), Laranjal (Zona Leste), Porto (Zona Sul), Três Vendas (Zona Norte).
  • Distritos rurais: 1° distrito- Sede ou Área Urbana, 2° distrito- Colônia Z3, 3° distrito- Cerrito Alegre, 4° distrito- Triunfo, 5° distrito- Cascata, 6° distrito- Santa Silvana, 7° distrito- Quilombo, 8° distrito- Rincão da Cruz, 9° distrito- Monte Bonito.