Climatério na vida da mulher de Pelotas

Com o aumento da expectativa de vida da população brasileira, encontramos alguns desafios para aprender a lidar conforme a população envelhece.

As lindas mulheres de Pelotas estão envelhecendo muito bem e lindas! Um dos aprendizados para essa nova fase é aprender sobre uma palavra que pouca gente conhece: CLIMATÉRIO!

Você já ouviu falar em climatério? São as mudanças que acontecem na vida da mulher na época que cerca a menopausa.

E pra ensinar sobre climatério a gente selecionou uma questão da Anastácia, ela diz o seguinte: “Acho que estou entrando no climatério, tenho sentido ansiedade, melancolia, depressão, e a minha menstruação anda bastante irregular, tenho 50 anos o que eu posso fazer?”

O QUE É CLIMATÉRIO

Mulher com calor

Climatério é o conjunto das mudanças que acontecem na vida da mulher, na época que se aproxima da menopausa (a última menstruação ), porém até alguns anos antes dessa menopausa várias mulheres já começam a exibir algumas modificações em sua vida, e isto é o que a gente convenciona batizar de climatério, mudanças que são capazes de prosseguir mesmo após a menopausa, da última menstruação.

A Anastácia conta pra gente alguns sinais muito comuns; melancolia, ansiedade, depressão, e isso pode ser por razão do climatério, ou também pode não ter correlação nenhuma com climatério.

Para começar a tentar decifrar o que está acontecendo é fundamental buscar auxílio de um ginecologista, ele vai avaliar que mudanças são essas, vai solicitar a dosagem de hormônios, e juntamente com você refletir nas melhores possibilidades.

Algumas mulheres nos meses que antecedem a menopausa apresentam transitoriamente essas variações de melancolia, ansiedade, depressão, porém depois de um tempo essas mudanças de comportamento acabam se atenuando, acabam passando por si só, sem qualquer tipo de interferência.

Outras vezes é fundamental que o médico consiga interferir para auxiliar a mulher, especialmente no momento em que essas mudanças vão se tornando mais crônicas, vão persistindo mesmo após a menopausa, e vão impactando a qualidade de vida da mulher, por isso é caso a caso, é uma discussão com um médico para saber o que está acontecendo, quanto está impactando, e o que pode ser realizado.

O PADRÃO DE SONO NO CLIMATÉRIO

Algumas pesquisas estão desvendando que várias dessas modificações, inclusive ansiedade e depressão, são na verdade resultado de uma piora bem relevante do padrão de sono.

Então perto da menopausa a mulher acaba tendo uma piora significativa do sono, dorme pouco, dorme pior, e essa piora nesse padrão é que vai de alguma maneira coadjuvar para essas dificuldades, portanto boa ideia mesmo é buscar um médico, conversar com o ginecologista o que pode ser realizado, o quanto isto está atrapalhando, e o que você pode de certa maneira utilizar como recurso pra amenizar rapidamente isto que está sentindo.

TERAPIA HORMONAL

Algumas vezes a terapia de reposição hormonal está indica, especialmente para as mulheres que têm um impacto bem grande em sua vida, e não apenas estes sintomas, porém também piora na sexualidade, piora relevante no padrão de sono, e algumas modificações metabólicas essenciais.

FITOTERÁPICOS

Casal de meia idade feliz

Para outras mulheres que possui contraindicação para reposição hormonal, o médico pode avaliar, por exemplo, nos fitoterápicos, que são remédios mais naturais que também trazem vantagens. Alguns estimulantes naturais femininos são conhecidos como “viagra feminino” pelo poder de devolver a libido feminina em períodos de falta de desejo.

Agora sem dúvida nenhuma, além dos fitoterápicos, além da terapia de reposição hormonal, algumas mulheres são capazes de utilizar antidepressivos por intervalo limitado de tempo.

MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA

Além de tudo isto, uma transformação no estilo de vida diversas vezes são essenciais para suavizar o impacto do climatério e pra garantir uma saúde melhor para a mulher; começar a fazer exercício físico, uma refeição mais sadia, perseguir coisas mais prazerosas para a vida, procurar novas aventuras, algo que aumente a libido feminina, começar a julgar a vida numa nova ótica, um novo ciclo, pensar dessa forma pode fazer toda a diferença.

Converse com seu médico!

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!