Famosos da Cidade

Uma lista das personalidade mais conhecidas da cidade, os pelotenses famosos!

Glória Menezes

gloria-menezes-atrizNilcedes Soares Guimarães, mais conhecida como Glória Menezes é uma das mais famosas atrizes brasileiras de todos os tempos. É casada com o também famoso ator Tarcísio Meira.

Glória iniciou sua carreira no Teatro, mas se tornou uma estrela nacional em suas participações na televisão, uma das mais marcantes foi em 1963 em sua participação na primeira novela ao vivo do Brasil, 25499 ocupado da TV Excelsior.

Algumas personagens marcantes de Glória em telenovelas foram: Maria de Lara, Diana e Marcia em Irmãos Coragem (1970); a mulher do povo Ana Preta em Pai Herói (1979);Jordana em Jogo da Vida (1981), Irene Fontini em A Favorita (2008), entre muitas outras. Glória recebeu o prêmio Troféu Impressa 4 vezes, em 1958, 1959, 1963, e 1992.

Taison

taison-jogador-futebolTaison Barcellos Freda é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Shakhtar Donetsk. Iniciou a carreira no Internacional de Porto Alegre, fez sucesso no clube ganhando a Copa Libertadores da América 2010, Campeonato Gaúcho 2009 e a Copa Sul-americana 2008.

Sua carreira internacional começou no Metalist Kharkiv da Ucrânia, após algumas temporadas de sucesso no clube, foi vendido para o principal clube ucraniano atual, o Shakhtar Donetsk, vencendo a campeonato ucraniano diversas vezes e com recorrentes participações na Liga dos Campeões da Europa.

Carlos Alberto Petrucci

Carlos Alberto Petrucci (Pelotas, 23 de outubro de 1919 – Porto Alegre, 8 de junho de 2012) foi um pintor, desenhista, gravador e cenógrafo brasileiro. Estudou desenho com o pintor Adail Bento Costa no Conservatório de Pelotas.

Autodidata, filiou-se à Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, levando seu trabalho ao público, pela primeira vez, em 1942, no VI Salão desta instituição. Em 1947 realizou a sua primeira exposição individual, no auditório do jornal Correio do Povo.

No ano de 1952 participou, com uma gravura, do primeiro álbum editado pelo Clube da Gravura de Porto Alegre, que recebeu o Prêmio Pablo Picasso da Paz. Entre 1948 e 1959 colaborou com o Teatro do Estudante, realizando cenários para seis peças teatrais. Em 1961, 1962 e 1963, a convite do Serviço Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, realizou uma série de cartazes para divulgação do estado no Brasil e no exterior.  Sua expressão mais conhecida foi o fotorrealismo que desenvolveu na década de 1970.

Carmem  Silva

carmem-silvaMaria Amália Feijó (Pelotas, 5 de abril de 1916 — Porto Alegre, 21 de abril de 2008), mais conhecida como Carmem Silva, foi uma atriz brasileira.

Ganhou o prêmio Molière, por sua atuação na peça Mais quero asno que me carregue que cavalo que me derrube, em 1973.

Fez diversas participações no cinema e na televisão, em emissoras como Record, Bandeirantes, Globo, e Tupi.

Emerson

emerson-selecao-brasileira-2006Émerson é um ex-futebolista brasileiro de enorme sucesso que atuava como volante. Começou a carreira no Grêmio de Porto Alegre, posteriormente se transferiu para o futebol europeu, jogando em alguns dos maiores clubes de todos os tempos: Juventus, Roma, Milan, Real Madrid e Bayer Leverkusen.

Voltou ao Brasil no fim da carreira para jogar no Santos Futebol Clube. Também teve passagens marcantes pela seleção brasileira, jogou a Copa do Mundo de 1998 e 2006, e quase participou da Copa do Mundo de 2002, sendo cortado dias antes devido uma lesão no ombro.

Ganhou diversos títulos: Copa América 1999 e Copa das Confederações 2005 (pela Seleção Brasileira); Campeonato Espanhol 2006-2007 (Real Madrid); Mundial de Clubes da Fifa 2007 (Milan); Campeonato Italiano 2004-2005 (Juventus); Campeonato Italiano 2000-2001 (Roma); Campeonato Brasileiro 1996 (Grêmio); Copa Libertadores da América 1995 (Grêmio); entre outros títulos de menor expressão.

Juliano Cazarré

juliano-cazarreJuliano é um ator brasileiro nascido em Pelotas, porém criado em Brasília, formando em artes cênicas na Universidade de Brasília (UnB).

Começou a ser conhecido nacionalmente em 2011 quando participou da novela Insensato Coração. Em 2012, viveu o analfabeto Adauto na novela Avenida Brasil. Em 2013 atua em Amor à Vida como um dos personagens principais da trama.

É sobrinho-neto dos irmãos atores e dubladores Older Cazarré e Olney Cazarré.

Léa Fagundes

lea-fagundesLéa Fagundes é pedagoga e psicóloga, doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano e coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da UFRGS.

Léa, como pedagogista, é considerada pioneira no uso da informática nas escolas do Brasil, tendo acompanhado as transformações da educação brasileira há mais de 60 anos, período no qual recebeu prêmios internacionais como o de Educación y TIC e um diploma de reconhecimento na categoria “Comunicação e Informação” pela UNESCO, no ano de 2006.