Porquê nossas crianças deve desenhar?

O homem sempre produziu arte, desde o desenho nas cavernas até pinturas em seu corpo, sendo que a arte acompanha o homem até hoje.

Houve um tempo, bem depois da pré-história em que aprender a desenhar, a pintar, se expressar, era um instrumento inerente a formação de uma criança ou jovem, porém, nesse período, a educação era destinada a uma minoria da população, consequentemente, os filhos dos burgueses, da elite.

E desenhar ajuda a desenvolver percepção, emoção e inteligência principalmente para as crianças, por isso devemos incentivar nossas crianças a desenhar.

No começo, o que fica no papel são alguns rabiscos sobrepostos em várias camadas. A mão tenta equilibrar o lápis, ainda sem muita firmeza, e o limite físico da folha é quase sempre ultrapassado.

Desenho de crianças

E com o passar do tempo e com os estímulos oferecidos à criança que o desenho evolui, passa a ter formas mais precisas até que enfim apresenta figuras mais nítidas e bem definidas.

Se você deseja estimular seu filho a desenhar, existe o curso Aprenda a Desenhar do Zero que é um curso online que ensina como qualquer pessoa (inclusive crianças) pode fazer desenhos realistas e excepcionais.

Especialistas apontam que desenhar é uma habilidade para poucos, pois de acordo com os pesquisadores existem três fatores que podem influenciar a habilidade que um indivíduo possui de desenhar figuras de forma realista: a maneira como ele percebe a realidade, sua memória com relação à informação visual e quais elementos ele seleciona para desenhar.

Segundo eles, pessoas com dificuldades para desenhar não veem o mundo como ele realmente é, percebendo de maneira equivocada aspectos como o tamanho, forma ou cor dos objetos.

Curiosamente, essas interpretações errôneas também nos ajudam a entender o mundo, por exemplo, quando percebemos objetos mais distantes como sendo menores. Isso ocorre porque os nossos olhos enviam informações enganosas ao nosso cérebro.

E nada melhor mudar esse cenário, estimulando nossos filhos a desenharem, pois desde criança a mesma já saberá como entender e ver o mundo. Com isso os rabiscos ganham complexidade conforme os pequenos crescem e, ao mesmo tempo, impulsionam seu desenvolvimento cognitivo e expressivo.

A importância de desenhar

Crianças devem cozinharÉ com o desenho que os sentimentos e ideais dar pistas de como a mente da criança se encontra.

Por isso, muitos psicopedagogos utilizam como método o desenho, para saber o que está acontecendo na mente da criança. Sendo esta a maneira mais prática de se obter informações, do que em uma entrevista por exemplo. É através dos traços e cores que a criança faz onde é possível visualizar o que ela sente e o que ela ajuíza sobre determinado assunto.

A criança toma posse do conhecimento mediante a sua representação. Seja, no início, por meio de rabiscos até um esquema corporal mais elaborado, cada desenho da criança reflete um estágio de desenvolvimento.

E se o desenho revela um estágio do desenvolvimento da criança, o mesmo pode ser dito em relação ao progresso do desenho.

Veja abaixo como desenhar por exemplo, o Minion:

Escolas de Desenho em Pelotas

Confira abaixo algumas escolas de desenhos na cidade de Pelotas:

– Escola J.A. Desenho – Pelotas

Rua Quinze de Novembro, 913, Centro Pelotas – RS , CEP: 96015-000

Telefone: (53) 5332-225172

– J A Desenho

Rua Dom Pedro II, 2229 Centro – Pelotas / RS – CEP 96010-300

Telefone: (53) 3222-5172

– Sociedade Educacional Eca de Queiroz

Rua Félix da Cunha 809 – Centro Pelotas

Telefone: (53) 3027-1120
Telefone: (53) 3227-1118
Telefone: (53) 3227-3345

– Sociedade Educacional Michigan

Rua Neto Gal 898 – Centro Pelotas

Telefone: (53) 3027-3627
Telefone: (53) 3222-0055
Telefone: (53) 3225-6144

– Escola São Francisco de Assis

Rua Almirante Barroso 1692 – Centro Pelotas

Telefone: (53) 3027-7075

– Cooperativa de Ensino Amigos do Saber

Rua Andrade Neves 2929 – Centro Pelotas

Telefone: (53) 3028-0408
Telefone: (53) 3028-0409